O que a sua imagem diz sobre você?

imagem.jpg

Por Gislaine Westphal

Quando as pessoas te olham, elas estão vendo alguém arrumadinho? Desleixado? Artificial? Alguém que transmite confiança? 

Eu sou bem visual, quando vou num cabelereiro eu já olho de cara o cabelo dele. Quero saber se está bem cuidado, bem cortado, hidratado. Hoje, vou numa mulher, e o cabelo dela é muito hidratado e sempre com um corte impecável. 

Este é um exemplo simples, mas fazemos isso o tempo todo com todas as pessoas, consciente ou não.  Queremos ver se a pessoa está bem arrumada e no mínimo, senão está fedendo. Sim! As vezes pedir que alguém fique cheirosa é exigir muito. Acha exagero o que falei? Já tive cada experiência horrível de entrevistar pessoas que o “perfume” era péssimo, isso que era 7 da manhã. Ou seja, dormiu na lama. Desodorante é fundamental! Perfume fica a critério, afinal muitos têm alergias, ok, entendo. Mas antitranspirante, esse é de uso obrigatório.

Porém, voltando para a vestimenta. Você pode se perguntar, porque tenho que me importar com a roupa que vou usar? Sou comprometido e profissional, todos sabem do resultado positivo do meu trabalho e assim segue a lista. Sim, mas sua imagem, ou seja, como as pessoas te enxergam, muitas vezes não está correspondendo com sua identidade. Uma imagem é construída com a somatória de ações e a repetição delas. Uma impressão é construída em 15 segundos, em certos casos é o que basta para se ter um conceito duvidoso de alguém. 

Segundo estudos científicos feitos pelo professor de Psicologia Albert Mehrabian, conhecido por suas publicações sobre a importância das mensagens verbais e não verbais, nos comunicamos mundialmente por meio de linguagem, gestos, sinais e símbolos. É quase impossível não se comunicar. Para obter uma melhor compreensão dessa simbiose, Mehrabian estudou a importância da comunicação não verbal na década de 1970 e concluiu que a influência dessa comunicação é mais forte do que se presumia inicialmente. Por exemplo, uma pessoa que está se mexendo muito, falando alto e batendo o pé passa a ideia de que está irritada, e mesmo que ela diga o contrário, será difícil de acreditar. 

imagem2.png

Albert mostrou em sua pesquisa que apenas 7% do que comunicamos consiste no conteúdo literal da mensagem. O uso da voz como tom, entonação e volume ocupa 38%. E 55% da comunicação consiste em linguagem corporal envolvendo vestimenta e cores. 

Ou seja, temos que ter uma imagem harmônica, coerente, agradável para que a pessoa se agrade com o que esta olhando, para passar pelo crivo da entonação, dos gestos,  para assim entrar no storytelling e absorver o conteúdo.

Saber se vestir bem é uma arte, existirão erros e acertos. Até hoje tenho vergonha de muitas combinações que usei e acho que no futuro também terei, então relaxe! Rsrs. Contudo, aqui vão dicas práticas de como começar bem esse processo. 

-       Postura é fundamental: não adianta uma bela roupa se a sua postura é péssima. Seja consistente e coerente.  Educação vai bem em qualquer estilo. 

-       Autoconhecimento: se você é uma pessoa mais esportiva, não queria ser alguém mais tradicional só porque precisa entrar num padrão. Gera um ruído na sua comunicação e imagem. É mais esportivo? Assuma e invista em roupas esportivas bem alinhadas. Descubra seu estilo. Escreverei um artigo sobre.

-       Observe muito: tem uma rede social que tenho curtido, Pinterest. Acho que já sou uma viciada. Rsrs Lá tem vários looks prontos para homens e mulheres. Analise, veja o que você usaria e depois dê uma olhada no seu guarda-roupa e tente montar aquelas combinações. 

-       Compre menos, escolha melhor: não precisa gastar muito ou estar na última moda. Saiba escolher bem as peças. Tenho roupas de 8 anos, 10 anos de uso, estão bem conservadas e até hoje dão para vestir.